sábado, 18 de setembro de 2010

Sobre mudar a vida de alguém...


Nossa, agora eu tive um troço!!
A Verônica Heiss comentou no meu blog.
Engoli um seco, é sério. Provavelmente só eu vou entender o que estou sentindo... mas, sabe quando uma pessoa tem o poder de te inspirar? Pois é, ela me inspira. A primeira vez que li um de seus textos fiquei estupefata, parecia que ela tinha entrado na minha cabeça e descrito, extraordinariamente bem, situações e sentimentos tão meus. Cada palavra entrelaçava- se perfeitamente e formava sentenças impressionantemente impactantes. A repercussão disso tudo em mim é inenarrável, só eu sei o efeito dessas pequenas epifanias. Pode até ser um sentimento juvenil, mas esse comentário de duas linhas  significou muito, foi ela me dizendo ‘passei por aqui’.Blog Verônica Heiss


Tudo isso me lembra uma descoberta que fiz a algum tempo: uma pessoa pode mudar sua vida. Sei que é uma idéia clichê mas nunca havia refletido a mesma com a devida importância. Se pararmos para pensar tudo o que acontece a nossa volta muda nossas vidas, uma vez que o futuro é nada menos que uma conseqüência direta dos acontecimentos presentes. Um sorriso, uma palavra amiga, um elogio, um abraço... tudo isso muda, nem que seja minimamente, a vida de alguém e isso nos dá um imenso poder sobre o outro (e dele sobre nós). “O eu é feito/ efeito do outro”.
Essa conclusão, aparentemente óbvia, chegou a mim de uma maneira extremamente atípica: uma menina salvou minha vida uma vez, dispenso aqui as  metáforas... ela literalmente me salvou.
Posso dizer sem orgulho que já conheci algumas obscuridades. Sei bem o que é entrar em desespero. Vi minha vida se esvaindo e não tinha forças para me erguer e lutar contra aquele suicídio involuntário. Todos os dias me perguntava até quando daria conta. O desgaste emocional associado ao físico pode ser avassalador. Eu não queria morrer, mas também não fazia nada para viver... aguardava que algo me puxasse e me acordasse daquele pesadelo.
Uma dia deitei na cama chorando e me perguntei se valia a pena continuar. Nesse mesmo dia assisti na internet o vídeo de uma menina cujo nome nem sei. Aquela garota me disse, de outro país e em outra língua, que sabia que eu estava aguardando uma motivação,uma força profunda e resgatadora, mas que aquela força jamais apareceria. Não apareceria porque não existe, o que existem são pequenas coisas que quando percebidas são capazes, não de te erguer, mas de te fazer querer lutar. Ela disse que eu passasse a focar nos detalhes, pois são eles que fazem a vida e que só a vida permite que os apreciemos... “It’s all the little things... now when I go for a walk I’m enjoying my surroundings”…
Isso me mudou para sempre. Desde aquele dia olho a lua com admiração, procuro a estrela mais brilhante para fazer um pedido, respiro fundo o ar pós chuva, observo gestos, ouço, sinto, toco, respiro, VIVO... Desde aquele dia, em meio a altos e baixos, confesso, venho me recuperando (e sei que chego lá) e tentando mudar minha postura ante a vida e ante as pessoas.
Essa é a primeira vez que consigo exteriorizar esses acontecimentos e verbaliza- los está sendo extremamente difícil. Mas tenho o dever de repassar a grande revelação que tive. Aquela menina não sabe, mas salvou a minha vida. A gratidão que tenho por ela é inexpressável. Talvez aqueles dizeres em si não sejam assim tão reveladores ou extraordinários, mas era o que eu precisava ouvir.
            Não podemos prever a repercussão daquilo que fazemos e dizemos, mas podemos e devemos controlar o que fazemos e dizemos. Você pode mudar a vida de alguém e a natureza da mudança, positiva ou negativa, está em suas mãos.

6 comentários:

  1. Laíza, adorei o texto, diz muitoo!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Entendi a profundidade da qual você falou hoje mais cedo. Mas, inesperadamente, consigo entender muito bem você, Laíza. E agradeço muito pelo vídeo dessa menina ter aparecido na hora certa para você, salvou o mundo de uma 'tentativa de perda?' muito grande!
    Conseguiu expressar muito bem o que aconteceu com você, acho incrível o seu equilíbrio.

    ResponderExcluir
  3. ficou ótimo, Laíza. Juro, eu tenho pelo menos umas 2 amigas que com toda certeza lerão esse texto (x e é realmente incrível como algumas pessoas conseguem verbalizar o que sentimos. e você tem esse dom!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o vídeo e q bom q essa mulher existe! De verdade... o mundo sofreria uma GRANDE, ENORME, GIGANTE perda! bjoo ;D

    ResponderExcluir
  5. nossa nara, eu nao sou tao gorda assim nao!
    shaushuhsuhuasha


    mas de verdade, obrigada por td meninas!
    as pessoas ficam meio com medo de tocar nesses assuntos comigo, mas deeer é a laíza de sempre... aliás, sou essa laíza exatamente em decorrencia de tudo que pude aprender...
    isso nao eh um tabu na minha vida... faz parte do meu passado, só isso...

    ResponderExcluir
  6. Amigaaaa! seus textos são TODOS mais que maravilhosos. Meu Deus, vc escreve bem demaisssss... Cada dia me surpreendo, pq vc consegue ser ainda melhor q no dia anterior.
    Amo todos, e me identifico com muuuuitos... xD
    Ah, seu blog mudou minha vida! ^^
    Sou sua maior fã!
    a primeira página que abro quando entro no net, sempre, mas sempre mesmo, é o seu blog...\o

    bjokasssss

    Dany

    ResponderExcluir