sábado, 30 de outubro de 2010

O silêncio é de ouro (uma resposta)


Esse texto é uma resposta ao texto do link abaixo:

Sou estudante de nutrição e desde criança frequento consultórios de nutricionistas, por isso, não poderia ter ficado menos ofendida com o texto do link. Se tem uma coisa que todo mundo deveria saber é a usar as palavras com cuidado. Nunca critique aquilo que não conhece e nesse caso, meu filho, você fez um comentário infeliz que mostra uma ignorância tremenda de toda a ciência nutricional. Se houver algum artigo ou livro que comprove seus argumentos, por favor me mande a referencia bibliográfica , porque faço questão de ler. Me desculpa, mas, nesse caso, você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.
Já está mais do que comprovada a importância de uma alimentação saudável para manutenção da homeostase corporal e da saúde como um todo, se você não souber disso, assista globo repórter, a linguagem deles é bem didática e se tiver duvidas eu desenho umas maçãzinhas e coloco uma carinha feliz do lado, pra colar na porta da sua geladeira.  Ao contrário do que a maioria pensa, a dieta ou plano alimentar não é, necessariamente restritiva, pelo contrário somos orientados a seguir 4 leis: quantidade, qualidade, harmonia e ADEQUAÇÃO. Essa última, caso você não saiba, determina que a alimentação deve se adequar às necessidade nutricionais do indivíduo e atender às condições sócio- econômicas, psicológicas e culturais do mesmo.  Sendo assim, tanto pessoas eutróficas, quanto as classificadas em risco nutricional (ou seja com baixo ou excesso de peso) devem ter uma alimentação equilibrada e condizente com suas possibilidades e particularidades.
Reeducação (ou em muitos casos educação) alimentar não é sinônimo de sofrimento, acontece que toda mudança requer esforços  e nesse tocante não poderia ser diferente. A nutricionista está ali para orientar e para ouvir, sendo assim você pode argumentar com ela ou pedir que modifique algo que não lhe agrada na dieta. Além do que, existe uma coisinha chamada lista de equivalentes, que permite a troca de um alimento por outro (do mesmo grupo é óbvio) que lhe agrade mais. Agora o que a gente não faz é ler pensamento, então não adianta ficar lá sorrindo calado e depois escrever besteiras revoltadas para aliviar.
 E mais uma coisa, eu entendo muitíssimo bem o que é precisar de disciplina na alimentação, se você tem que acordar para comer , eu acordo para aplicar insulina... e daí? Get over it! Não podemos mudar nossa genética, mas aquilo que você é resulta não somente do genótipo como, também, do fenótipo. Dessa forma sua postura ante o meio é determinante. Sei que fazer dietas é um saco, disciplina é um saco, mudança é um saco. Mas não escolhemos aquilo que somos. Eu, certamente, jamais escolheria ter diabetes tipo 1, não gosto de crises de hipoglicemia no meio da noite, não gosto de medir a glicemia 4 vezes por dia, odeio ter que fazer contagem de carboidratos e, mais ainda, aplicar 4 a 5 injeções de insulina diariamente. Mas, adivinha só, uma nutricionista me acompanha desde criança, ela me mostrou que isso não é o fim do mundo, ela me orientou quando eu estava lá chorando aos 11 anos de idade. Então, por favor, não diga “organização mafiosa com preguiça de trabalhar”, não critique o que você não conhece. ‘A palavra é de prata, o silêncio é de ouro’.
OBS: Pedro Victor, não é nada pessoal. Minha amiga me mandou o link do seu texto e só depois fui ver que você havia escrito. (Por coincidência eu estudei com o autor do texto kkk).

 

7 comentários:

  1. Depois que a gente entra na faculdade a gente aprende a diferença entre profissionais desqualificados e profissionais desinteressados. Na faculdade o aluno recebe todas as orientações para ser um ótimo profissional, se ele não se torna um, é por falta de interesse. Então, sim, existem nutricionistas obsoletas, assim como existem profissionais assim em todas as outras profissões. Mas também existem nutricionistas competentíssimas que, de fato, mudam a vida de muitas pessoas. Generalizar é um erro, ainda mais se tratando de uma questão tão abrangente. Coisa de gente leiga e alienada. (Com todo respeito, sr. autor)

    Seu recado foi MUITO bem dado, amiga!
    Aliás, parabéns, o texto ficou muito, muito bem escrito, em todos os sentidos ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Laíza. Com certeza, concordamos com a sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. COMO ASSIM O CARA ESCREVE uma coisa dessa?
    Pedro Victor, não é por nada, mas isso é PESSOAL, espero nunca te encontrar na rua. kkkkkkkkkk
    Laíza, muito obrigada pela resposta! =D
    :*

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Laíza, falou por todas nós!

    ResponderExcluir
  5. haha... ele podia ter ido dormir sem essa!
    Adoreeei sua respostaa!! ^^

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente exitem pessoas que fala mau do que nada conhece. Fiquei indignada com as palavras desse Paulo Victor!!

    Como a Laiza disse, os nutricionistas não tem bola de cristal para adivinhar se esta agradando ou não o paciente. E se ele sabe abrir a boca pra falar mal da nutricionista(pelas costas), tbm deveria saber abrir a boca pra falar pra ela que não esta satisfeito com a dieta. E não sair por ai desfazendo do trabalho dos outros e pior ainda, desanimando outras pessoas que buscam ou que irão buscar o auxílio do nutricionista.

    Laiza, eu gostei muito da sua resposta e digo que vc respondeu a altura e com classe.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns, falou tudo o que está engasgado na garganta de muitas (o) de nós !

    ResponderExcluir