segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Orai e vigiai


            Nos dias de hoje viver ingenuamente deixou de ser viável. De certa forma a malícia passou a ser um instrumento de auto- preservação. Não no sentido de levar tudo para o lado pejorativo e sim no de reconhecer que o pejorativo está arraigado em muito do que nos cerca. A verdade é que situações e pessoas jamais lembrarão a terra dos pôneis, cercada de cor- de- rosa, no paraíso das fadas... somos todos imperfeitos, cada um com suas fraquezas e defeitos, cada um com sua cota de podridão... afinal de contas, o pré requisito para aqui existirmos é exatamente essa necessidade de crescer e evoluir.
            Não me agrada isso de ser cartesiana, aliás, nem ao menos concordo com a visão maniqueísta das coisas. Na vida real não existe isso de bem ou mal, uma vez que somos todos uma mescla complexa de tais extremos. De certa forma todos deixamos, vez ou outra, aflorar nosso lado trevoso, mas é preciso ter em mente que uma coisa não justifica a outra. A treva fazer parte de você não lhe dá o direito de usá- la, no meio do caminho tem uma coisa chamada moral. O problema é que entre anomia, heteronomia e autonomia, muitos de nós empacamos no segundo termo ou, simplesmente, deixamos de fazer uso da ética.
            Viver crendo na bondade e consideração de terceiros será sempre decepcionante... ninguém é mal, mas, também, ninguém é bom e, portanto, o tal do pé atrás é o caminho mais seguro. Não acho que devamos perder a fé nas pessoas, existe muita coisa boa a ser descoberta nessa nossa trajetória. Mas tenha em mente que, não basta orar, também é fundamental vigiar o que nos cerca. Sim, ‘Orai e vigiai’, mas não deixe que nada disso apague a beleza a sua volta... as pessoas surpreendem e surpresas boas não são assim tão raras, basta querer ver.

3 comentários:

  1. Nunca coloque tua felicidade em outra pessoa. Tudo muda, o tempo todo!
    Ótimo texto. boa semana!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente você estácertíssima com esse post...adorei o seu blog!!! Beijoo

    ResponderExcluir
  3. É... ORAI E VIGIAI... eu q o diga!

    ResponderExcluir