sábado, 23 de outubro de 2010

Substituível

E foi tamanha a convicção com que me disseram:
Ninguém é insubstituível....
Que juro ter tentado acreditar.
O problema é que não se acha o mesmo cheiro
Ou o mesmo sorriso
E cá concluo eu: ninguém é substituível também.

Posso trocar, sei bem...
Outra pessoa, mesmo papel.
Mas não...
E vou indo boicotando as buscas...
Acho defeitos , crio desculpas e sigo sem ocupar o lugar...
E me dizem minhas amigas:
Tola que tu és, o diferente pode até ser melhor...
Mas tolas sois vós, porque disso eu sempre soube.

Poderia achar outro,
Mais bonito, quem sabe...
Mais inteligente, porque não...?
Mais romântico, tomara!
E vai gostar de mim,
E sentir minha falta,
E clamar por me ouvir,
E vai me olhar nos olhos,
Me dizer que bom você aqui...
Mas no fundo terá de todos o maior dos defeitos...
Jamais será esse que me tira o sono.


            E num mundo de efemeridades, nos acostumamos ao descartável e passageiro. Tudo é substituível, se não mais presta, basta jogar fora. Mas nessa dinâmica meio controvertida, nos esquecemos de que pessoas não são objetos. Cada um, com seus defeitos e qualidades, é exemplar único de si. Não se substitui um amigo ou namorado, é impossível ocupar completamente o lugar de uma pessoa. O novo que chega pode sim ser ‘melhor’, mas não melhor que o outro e sim para você e suas novas necessidades.
            Pode parecer paradoxo, e provavelmente é, mas ao mesmo tempo que únicos, não somos estáticos, mudamos o tempo inteiro: mudam os quereres, mudam as necessidades, muda o corpo, muda o pensar... mas a essência, aquela individualidade que encanta, essa raramente se modifica. Substituir pessoas é impossível, tenha em mente que o mesmo papel pode ser bem exercido por inúmeros indivíduos diferentes, mas cada qual o fará a seu modo.
            Ninguém é substituível e ninguém é insubstituível. O que acontece é uma mudança, não do objeto, mas do observador. Você cansa daquela dinâmica ou estaticidade e busca algo novo. Só não tente encontrar no novo exatamente o que havia no antigo, ninguém é igual a ninguém. Portanto, não parta sem a certeza de já não ter exatamente aquilo que procura... o caminho de volta nem sempre existe.

8 comentários:

  1. incrível a análise do substituível (x e é exatamente assim. ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amei esse texto!
    Muito bem pensado, amiga.
    Concordo em número, gênero e grau.

    E realmente: "o caminho de volta nem sempre existe"

    Cada dia mais sua fã! ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, maravilhoso, Laíza!
    É definitivamente assim...

    ResponderExcluir
  4. acho qe isso 'traduz' o qe muita gente pensa! :)
    eu simplesmente AMO seu blog, fico acompanhando
    seu orkut pra ver qndo vcê atualizou o blog, hehe xD
    sou realmente fã do qe vcê escreve! ^^

    ResponderExcluir
  5. Laízaaaaaaa!
    a verdade é que não sei como vivia sem seu BLOG,
    estou todos os dias no seu orkut pra ver se tem
    mais textos PERFEITOS pra eu ler!!!!!^^
    e eu amo TODOS!
    vc escreve bem demais amigaaaa!
    seu blog já faz parte da minha vida, da minha rotina! e vc é minha ÍDOLAA da literatura!
    ''se besta menina!'' vai escrever bem assim lá não sei onde... *-*
    SOU MAIS QUE SUA FÃ!
    bjuuuuu

    ResponderExcluir
  6. Nossa..to vendo as frases do seu blog tomarem conta to twitter, msn.. Poxa! Vc tá um sucesso amiga *-*

    ResponderExcluir
  7. Outro ponto a se considerar é a vontade de verdade, que, a grosso modo, é nosso condicionamento a acreditar em determinada afirmação dependendo de

    circunstâncias. Decorre da própria inabilidade humana em confrontar os fatos, geralmente optando pelo modo confortável em detrimento do modo realista.

    Assim, "ninguém é substituível" costuma ser eloquente no ápice de amores ou em perdas trágicas, sem que haja a implosão da relação.E "Ninguém é

    insubstituível", no fim de relacões, principalmente dita por terceiros em tentativa de reanimação.
    Daí, meus parabéns, Laíza. "Substituir pessoas é impossível, tenha em mente que o mesmo papel pode ser bem exercido por inúmeros indivíduos diferentes, mas

    cada qual o fará a seu modo." é raro alguém com uma abordagem tão precisa.

    Daniel V

    ResponderExcluir
  8. Nossa Daniel! Choquei, obrigada pela visita e, preciso dizer: concordo plenamente com o que vc disse.
    Nos temos a tendencia de ver as coisas segundo nossa realidade psiquica e emocional. O que estamos vivendo no momento é determinante sobre nosso ponto de vista. FORMIDÁVEL!

    beijao

    ResponderExcluir