quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Não somos 'pavoas'

Estou num bloqueio criativo e de todas as coisas frustrantes que vem acontecendo essa é a maior de todas. Escrever é, sei lá, mais do que escrever... é um jeito de escapulir do mundo externo pro meu mundo interno, é minha maneira de canalizar energias excedentes... e preciso disso, uma vez que sou, sozinha, uma explosão de vontades e desejos.
O engraçado é que fiz recentemente um amigo que escreve as coisas mais incríveis que já li e ontem a noite ele me mandou um poesia perfeita e  fiquei morrendo de inveja por não conseguir escrever daquele jeito. Hoje conversando com ele sobre esse meu bloqueio repentino ele me disse para escrever sobre algo que aconteceu recentemente ou qlq coisa, e minha vontade foi responder: “vc me aconteceu!” pq a verdade é que ler o que ele escreve me faz querer ser capaz de colocar em palavras o que só me existe em pensamento.


Não somos 'pavoas'

Com os movimentos feministas muita coisa mudou: além da nossa inserção gradativa no mercado e luta por direitos iguais, houve, também, uma alteração profunda da dinâmica dos relacionamentos e padrões de beleza. O engraçado é que, querendo ou não, ainda não nos libertamos, e muitas vezes nem queremos, de certos costumes arcaicos. O que toda mulher busca é, se me permitem dizer, seu ‘macho alfa’, alguém que a proteja (nem que seja da lagartixa),  a acompanhe e, principalmente, a queira. Isso chega a ser biológico, ou alguém não sabe que é comprovado que no período da ovulação nos sentimos mais atraídas por homens com cara de Hooomem msm???
A questão é que, em nós, não é só o biológico que manda, a mulher humana fez o favor de complicar sua vida com essa história de sentir e pensar demais. Convenhamos que seria muito mais fácil ser que nem a ‘pavoa’ que escolhe o pavão de rabo maior e mais bonito! Mas nããããão, por sabe- se lá que droga de explicação acabamos nos apaixonando por um cara que, as vezes, nem é o mais bonito ou inteligente mas nos atrai de cima a baixo... Se fizéssemos que nem a ‘pavoa’ que escolhe dentre os que se exibem para ela seria muito mais fácil, mas mulher é bicho burro e sempre se interessa pelo pavão que tá cortejando a outra (FATO).
Pra piorar nossa vida, nos somos mais fortes e rápidas mesmo antes de virar feto... porque a única explicação pra só ter fêmea nesse mundo é a lerdeza dos espermatozóides Y! E depois reclamam da nossa insegurança, como não ser um pouco insegura com tamanha concorrência? A verdade é que super confiança hoje em dia chega a ser pretensão, porque com a difusão da chapinha, da maquiagem e do silicone tá todo mundo ficando bonita (poxa)!
Outra dificuldade está no fato de que muitas vezes, empacamos numa pessoa específica... e aí já era, porque o cara mais perfeito te liga pra sair e você fica lá manezona esperando quem nem te quer. E no final das contas, se sabemos disso tudo porque é que não nos rebelamos e mudamos tudo isso? A resposta é simples: não somos ‘pavoas’, somos humanas. Sentir e pensar é o nosso diferencial. Ficar com o macho mais atraente qualquer animal consegue, agora escolher aquele que nos complete em todos os aspectos, isso já é exclusividade nossa.


OBS: sim eu sei que a palavra 'pavoa' não existe e que pavão é substantivo epiceno... mas é que escrever pavão fêmea ia ser muito chato... =D

6 comentários:

  1. hehehehe
    texto muito legal!
    Qndo li o titulo tentei imaginar sobre o q o texto falaria...mas só lendo ele todinho mesmo pra saber!!
    Adorei Laíza!!
    =**

    ResponderExcluir
  2. "Ficar com o macho mais atraente qualquer animal consegue, agora escolher aquele que nos complete em todos os aspectos, isso já é exclusividade nossa."

    E eu me pergunto se realmente sabemos escolher... e porque quando escolhemos, há tantas coisas que inviabilizam a reciprocidade...

    Excelente o post, prima! beijão!

    ResponderExcluir
  3. Laíza, eu simplesmente AMO o seu blog!
    vcê já pensou em divulgar mais ele?
    seria um grande favor à humanidade, hehe.
    (se tiver interesse, tem um site, o ocioso,
    que é um site de divulgação de blogs.
    o endereço é www.ocioso.com.br )
    muito obrigada por escrever, é realmente
    muito bom ler seus textos, ^^

    ResponderExcluir
  4. perfeito! Mais um na lista dos preferidos! ;*

    ResponderExcluir
  5. SUIHAUISHAIUHSIUASHA
    Odeio a complexidade humana ; )


    Perfeita a sua descrição! Ah, e realemnte 'pavoa' é melhor que 'pavão fêmea'. hsuahsiuahusha

    ResponderExcluir