segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AMARGO

Azedo, amargo, doce e salgado. São quatro as percepções básicas que nosso paladar pode assumir. Cada região da língua tem papilas gustativas que identificam preferencialmente um desses sabores. E assim se ‘resumem’ os gostos que as coisas assumem.
Metaforicamente falando, qualquer coisa pode ser azeda, amarga, doce ou salgada... um cheiro, um momento, sua própria vida. Creio que muitas vezes toda a complexidade que vivemos pode ser expressa, ou não, em uma palavra, sentido ou sentimento e que nada disso é estático (graças a deus!) uma vez que basta um acontecimento ou menos que isso para mudar, temporariamente ou permanentemente, nosso universo particular.
Meu pai costuma dizer que não existe absolutamente nada simples no mundo e que teimamos em tentar simplificar aquilo que é complexo por natureza. Indo contra seus ensinamentos, atrevo- me a, em uma palavra, classificar como amargo o momento que venho vivendo. Isso não é necessariamente ruim, mas para alguém tão adepta de doçuras é difícil apreciar devidamente a amargura das coisas.
Olho em volta e percebo uma ordem que não condiz com meu caos particular. Meus perfeccionismos seletivos contrastam paradoxalmente com a desordem que me sufoca de dentro para fora. Sempre busquei o máximo de tudo, mas nisso de sentir demais, pensar demais, querer demais... começo a precisar do menos. E, nessa amargura das coisas, sentir de menos, pensar de menos, querer de menos seria tudo.
Surpreendo- me com a necessidade quase infantil de fugir das coisas. Em cada fuga busco doçuras que não posso apreciar... e por pior que seja enfrentar as amarguras, tentar escapar delas é sempre a tarefa mais difícil (e impossível).
Fecho os olhos e me amedronta tanta baderna, me aterrorizam as incertezas... e quando o desespero vai tomando conta: me tranco no quarto, ligo o som e danço. Danço, canto, sorrio... porque por mais amarga, azeda, doce ou salgada que ela pareça, a vida é, na verdade, uma mistura de sabores.


ouça:   The masterplan



(Eu sei que vc vai passar aqui... sim, a foto é para vc... e não, vc não me lembra nada amargo kkk bjão)

4 comentários:

  1. Eu acredito que cada pessoa tem uma visão diferente da vida, e uma maneira diferente de lidar com seus problemas, sendo eles imensos ou um simples calo no pé. Você tem uma maneira ENCANTADORA de ver a vida e uma força imensa de lidar com os obstáculos que a vida te põe..
    É por essas e outras coisas que eu sou uma das suas MAIORES admiradoras amiga ;)

    Você é muito fera!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. A vida sempre tem desses momentos e me acalma conhecer a sua força. Faz a doçura dos momentos que já passaram embalar você. Na verdade, acho que você já fez isso, né? É por isso que eu te admiro tanto. Se ficar difícil sentir o gosto de outras coisas, me grita! Não que sirva de muita ajuda, mas ah, me grita mesmo assim! (:

    Sua linda.
    :*

    ResponderExcluir
  3. Laízaa, mto bonito o texto!!!
    O mais importante é continuar seguindo seu caminho, apesar dos pesares, tudo vai ficar bem!!!
    Torço mto por vc!!
    beijoooos!
    =*

    ResponderExcluir
  4. Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar a nossa fraqueza.
    Clarice Lispector

    Perfeccionismo é bom porque nos motiva a ser melhor do que somos, mas ao mesmo tempo nos impede, muitas vezes, de aceitar as nossas fraquezas.
    Querer furgir das coisas e se deparar com essa baderna fazem parte desse pedaço amargo da vida e de nossas fraquezas Apenas não deixa-as tomarem conta de você e dos rumos que pretende tomar Tente apenas aprender com elas, como eu já vi você fazer outras vezes.
    Continue lutando.
    um beijo grande. (;

    ResponderExcluir