segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vida e morte

Pessoas morrem. Já parou para pensar nisso?
Minha avó acabou de morrer e eu só consigo pensar em quão estranho isso é.  Eu nunca mais vou vê-la, ou falar com ela, ou passar as mãos em seus cabelos e ouvi-la dizer como sempre nos parecemos... nunca mais.
Corremos tanto contra o tempo, que esquecemos de nos dar conta de que, na verdade, é ele quem corre contra nós.  E qual o sentido de competir numa corrida que certamente iremos perder?
Tudo isso é muito estranho. Talvez eu não esteja falando coisa com coisa... quer dizer, meus olhos estão inchados, a cabeça doendo e não consigo dormir... mas continua sendo estranho. Como assim, sabe? Não, a ficha não caiu.
Religiões a parte, sem devaneios de céu e inferno, a vida termina. E sendo a morte o único axioma da vida, que sentido tem insistir em vivê-la?
O telefone não para de tocar, noticias de morte facilmente se espalham, já percebeu? E amanhã, sei bem, será um dia triste. Um dia de neta sem vó.
É difícil lidar com essas coisas. A morte não tem data certa. E na semana de três provas e mil trabalhos, ela, de repente, se faz presente... provando sua soberania ante todo o resto.
Quando uma pessoa morre, deixa um pouco de si, leva um pouco com ela. Minha vó deixou muito coisa: 5 filhos, 6 netos e uma história de vitórias e batalhas. Minha ídala, eu diria. Mas ela se foi. E quem sabe não é esse o sentido da vida: eternizar-se nos outros e fazer da morte o sublime desfecho de um espetáculo sem reprise, sem direito a bis.
A vida acaba e, nem por isso, desistimos dela. Talvez pela emoção da corrida ou a adrenalina da incerteza... A verdade é que todos os dias acordamos, calçamos nossos tênis e corremos contra o tempo e a grande vitória não é alcançar a linha de chegada, mas servir de exemplo para que os outros continuem correndo.

Te amo, vó. Você é minha maior inspiração. Obrigada por me mostrar que vale a pena insistir na vida e por provar a todos que ,com garra e perseverança, o impossível é superado. Vá com Deus, vovinha... leve consigo a certeza de que todos a amamos e deixe conosco um exemplo a ser seguido e essa saudade doída, que aperta no peito e na alma.


Te amo pra sempre. <3

6 comentários:

  1. Amiga.. mais uma vez emocionei!
    Sinto muito pela perda... Tenho certeza que você tem muito da sua vó.. percebe-se pela força de vontade de ambas!!

    Conte sempre cmg..
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito, amiga.. :/
    Força! E não esquece: tô aqui pra tudo.

    Te amo!

    (Amanda)

    ResponderExcluir
  3. Muita força pra vc superar essa perda...
    bjos
    Thais Rosa

    ResponderExcluir
  4. ...
    "E quem sabe não é esse o sentido da vida: eternizar-se nos outros e fazer da morte o sublime desfecho de um espetáculo sem reprise, sem direito a bis."

    "a grande vitória não é alcançar a linha de chegada, mas servir de exemplo para que os outros continuem correndo."

    ResponderExcluir
  5. Laíza, tambem me emocionei com seu texto. É uma situação mto dificil, mas sei que vc vai passar por ela e só terá boas lembranças de sua avó!!
    beijoos
    PS: Estou aqui pro q for preciso!
    Brenda

    ResponderExcluir
  6. Laíza, sinto mto mto pela sua perda... Espero que logo, logo essa saudade doída, que deixa a boca amarga, vire aquela saudade gostosa, que mesmo deixando os olhos cheios de lágrimas, deixe um gostinho doce de gratidão de poder ter vivido coisas tão maravilhosas...
    Fiquei emocionada demais com seu texto, e tbm me identifiquei mto com ele...
    Força, querida!
    Beijo

    ResponderExcluir