quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bullying

Já escrevi sobre amores, vergonhas, dúvidas e fracassos, mas o que mais dói, isso sempre ocultei. Acho que todos temos uma trajetória de vida única e que nos torna quem somos. Eu, como todos a minha volta, tive vitorias e derrotas e seria hipocrisia dizer que me orgulho de tudo o que passei, porque a verdade é que preferiria esquecer muita coisa. Meu pai sempre me disse para não julgar a lágrima do outro, afinal, só ele tem consciência de suas dores. Portanto, não condene, seu maior sofrimento pode ser irrisório para quem está ao seu lado.

Meu grande problema sempre foi a comida e minhas obsessões a esse respeito fizeram minha vida enveredar por caminhos difíceis de se trilhar.  Não sei quando começou, não sei dizer quando me senti feia pela primeira vez, só sei que ao olhar para trás vejo uma menina gordinha, insegura, trancada no quarto e chorando porque um imbecil ou outro lhe deu apelidos maldosos na escola. Essa era (é) a minha fraqueza, meu fantasma, meu pesadelo e ver isso sendo jogado na minha cara diariamente certamente não ajudou nem um pouco.

Hoje consigo ter uma visão mais clara e madura das coisas, sei que não posso culpar ninguém por tudo o que passei (passo), mas também sei a repercussão das agressões constantes às quais era submetida. Bullying é coisa séria, não brinque com as fraquezas das pessoas, não destrua uma vida. Se o outro é gordo, magro, gay, alto, baixo, nerd, narigudo, ou sei lá o que, o problema é dele, agora ser ou não um imbecil que projeta nos outros suas próprias inseguranças é uma escolha sua.

O maior coitado da história não é quem sofre a humilhação e sim quem precisa rebaixar o outro para se sentir mais confiante. Cuidado com as coisas que você fala, cuidado com as coisas que você faz. Lembre-se de que um dia a mesa pode virar e, acredite, você não vai gostar do outro lado. Muita coisa poderia ser evitada se as pessoas simplesmente se preocupassem mais com as outras... e se você precisa dessas coisas para se sentir melhor, está na hora de rever seus conceitos, não seja um idiota, não crie regras em um jogo que não é seu.





Leia também: APETITOSA